Consulta de débitos no Detran SP

Jacimar Roberto

Consulta de débitos no Detran SP

Veja aqui como realizar consulta de débitos no Detran SP.

Antes de finalizar a compra de um carro ou moto usado, é importante checar o histórico daquele veículo. Afinal de contas ninguém quer ter surpresas com relação a alguma pendência judicial, não é mesmo?

Dessa forma, é muito importante que você saiba como fazer a consulta sobre as informações de débitos daquele automóvel. Não é algo difícil, mas você precisa checar tudo com muita atenção.

Por isso, para facilitar a sua busca, e evitar que você fique preocupado em fechar ou não aquele negócio incrível, vamos detalhar nos próximos tópicos, como você pode consultar o histórico daquele veículo seminovo.

Onde realizar a consulta de débitos no Detran SP

Através da consulta do histórico do veículo, você terá acesso a qualquer débito em aberto que esteja atrelado a ele. Pode ser uma multa, imposto em atraso ou qualquer outra pendência.

Para ter acesso ao histórico daquele carro ou moto, é necessário acessar ao site do Detran, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ou verificar junto ao sistema de Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores (Renajud), lembrando que os sites devem estar de acordo com o seu estado.

Assim, quem é de São Paulo, por exemplo, deve fazer a consulta através do site do Detran SP ou falar com o atendimento do Detran SP.

Aprenda a fazer a consulta de débitos no Detran SP

O passo a passo não é difícil. A primeira coisa que você deve fazer, é acessar o site do Detran, PRF ou Renajud do seu estado.

Após acessar um desses sites, é necessário ter em mãos a placa do veículo, seja carro ou moto. E também é preciso ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores, conhecido também como RENAVAM.

Quanto a esse último número, só é possível obtê-lo junto ao proprietário do veículo. Portanto, você terá que solicitar ao proprietário, o número do RENAVAM daquele veículo.

Vale frisar que, assim que o usuário inserir as informações mencionadas no site, será possível verificar não apenas o histórico de débitos, tais como multas e impostos atrasados, mas também as informações sobre as restrições em relação àquele veículo, às vistorias que já foram feitas e, inclusive, situações de roubo ou furto envolvendo o mesmo.

Detran SP – Saiba como consultar

Como dissemos, cada estado possui a sua própria plataforma de consultas. Por isso, você precisa saber o caminho dentro do site, para conseguir visualizar os débitos do veículo.

No caso daqueles que residem em São Paulo, eles podem fazer a consulta direto no site do Detran. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:

  • Acesse a página inicial do site do Detran
  • Encontra a opção “Seu veículo – débitos e Restrições” e clique em “Acesse o serviço”;
  • Em seguida, crie uma conta no site do Detran SP. Se já tiver uma, faça o login com sua conta já existente, ou com o perfil do Google ou Facebook;
  • Assim que entrar na sua página, você poderá digitar o RENAVAM e a placa do veículo que deseja consultar o histórico de débitos

Qualquer dúvida entre em contato online com o SAC Detran SP.

Consulta de débitos no Detran SP

Onde reclamar sobre os serviõs do Detran SP?

Antes de tudo, o ideal é entrar em contato com o SAC da empresa que vendeu o produto ou prestação de serviço. Geralmente isso é o suficiente para que o problema seja sanado. Caso isso não ocorra, busque atendimento com a ouvidoria da empresa, mas se mesmo assim não conseguir uma solução, sugerimos o Reclame Aqui ou o consumidor Gov conforme descrito abaixo.

Site Reclame Aqui

Saiba que, após ter ligado para o telefone da empresa, no site Reclame Aqui (RA), clientes insatisfeitos deixam reclamações sobre as mais diversas empresas. Logo depois, as empresas reclamadas verificam as queixas e buscam solucioná-las de forma rápida e eficiente. Em seguida, o reclamante avalia as soluções propostas pela empresa. Por fim, ele dá uma nota de 0 a 10 para a forma como tudo foi resolvido.

Vale lembrar que, se o reclamante não gostar da solução apresentada pela empresa, ele pode fazer uma nova reclamação. Além disso, é bem provável que ele dê uma nota baixa para solução apresentada anteriormente.

WhatsApp do Reclame Aqui

Você pode ter certeza de que o novo recurso do WhatsApp é ao mesmo tempo seguro e rápido, graças ao Reclame AQUI. Esse recurso tem um adesivo de verificação verde ao lado do nome e da imagem e foi usado por você. Confira o número (11) 97062-2753.

Consumidor.gov.br

É possível falar diretamente com as empresas reclamadas, no site Consumidor.gov.br. Todas as empresas cadastradas no site se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Como funciona

Primeiramente, o consumidor verifica se a empresa que o lesou está cadastrada no site. Em seguida, ele registra a reclamação e espera a resposta da empresa, que não pode passar de 10 dias. 

Após receber a resposta, o consumidor terá 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa. Nesse comentário, o reclamante deve explicar se a reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida. Logo depois, ele deve mostrar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Vale lembrar que, o Consumidor.gov.br não substitui o trabalho feito pelos Órgãos de Defesa do Consumidor. Aliás, para falar com qualquer um desses órgãos, é necessário acionar os seus respectivos canais de atendimento.

Se não for possível resolver o problema no Consumidor.gov.br, você deve acionar as Defensorias Públicas, PROCONS, Juizados Especiais Cíveis e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Dessa forma, você receberá boas orientações para brigar por seus direitos.

Jacimar Roberto