Como agendar CPF pela internet – De fato, o uso da internet pela Receita Federal, facilita, em muito, a vida do contribuinte. Pois aa última vez, falamos sobre qual é o e-mail da Receita Federal e hoje falaremos sobre como agendar CPF pela internet.
Sendo assim, confira todas as informações a respeito do agendamento de CPF, aqui no Quero telefone.
Logicamente, que existem diversos canais de atendimento para o contribuinte. Como, por exemplo, o telefone de atendimento da Receita Federal. No entanto, o atendimento pela internet apresenta diversas vantagens.
A principal é, sem dúvidas, a praticidade. Afinal, você pode solicitar a maior parte dos serviços sem precisar sair da sua casa. E isso inclui o agendamento para o CPF.
Primeiramente, falaremos como você pode fazer isso, através da internet e também falaremos um pouco mais sobre a própria Receita Federal.
Passaremos pela história do órgão, especialmente a sua história recente. Além, é claro, de falar de sua própria estrutura e como o órgão trabalha, junto e pela população.
Além de falar sobre a própria função dos impostos que pagamos. Fique com a gente.
Como agendar CPF pela internet – conhecendo a Receita Federal
Vamos começar falando sobre como agendar CPF pela internet, falando do próprio órgão que trata de todos os contribuintes. Ou seja, vamos explicar um pouco mais sobre o que é e do que se trata a Receita Federal.
O nome completo do órgão é Secretaria Especial da Receita Federal. O que quer dizer que ela é subordinada a um Ministério. No caso, estamos falando do Ministério da Economia, criado em janeiro de 2019.
No entanto, até essa data, ela pertencia ao Ministério da Fazenda, que foi extinto nessa data. A Fazenda existia, ininterruptamente, desde o ano de 1808.
Além da Fazenda, outros Ministérios passaram por esse processo. São eles, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e o Ministério do Trabalho.
O último foi convertido em uma secretaria. E está em vias de retornar à condição de Ministério. Isso só mostra o quanto a estrutura ministerial é maleável e sujeita a mudanças.
No entanto, essas mudanças afetam, de maneira diferente os Ministérios. A maioria, como o do Trabalho, foi reduzida a uma ou mais secretarias, nesse processo de transição. Porém, isso não se deu com o Ministério da Fazenda.
Por conta de sua presença, direta, na vida do contribuinte, ele manteve-se, praticamente, intocado, dentro da Economia. Mantendo sua estrutura, suas atribuições e seus poderes.
E que atribuições são essas?
Continuando nossa conversa sobre a Receita Federal, antes de falarmos sobre como agendar CPF pela internet, precisamos falar das atribuições do órgão. E elas são muito mais abrangentes do que você possa imaginar.
Por exemplo, além de coletar e administrar tributos, em um nível federal, ela se ocupa de fiscalizá-los. E prevenir fraudes, que podem se apresentar como sonegação ou como um simples não pagamento de impostos.
A sonegação é um crime grave e ocorre quando uma pessoa ou uma empresa não declara os impostos que deve ao Estado. As punições a esse crime são mais severas, mesmo que essa não declaração se mostre por imperícia.
Por outro lado, o não pagamento se dá quando as guias são declaradas. Mas, por uma ou outra razão, essas não são quitadas. Essa infração mais leve pode ser resolvida com o pagamento de multa e quitação da dívida.
Continuando, a Receita Federal fiscaliza diversas relações, onde existam transações. E previne que crimes, oriundos dessas transações ocorram. Dentre esses crimes, podemos começar falando do descaminho e do contrabando de mercadorias.
O contrabando é caracterizado pela importação de mercadorias não permitidas. Ou exportação não autorizada. Essa é a forma mais grave desse tipo de movimentação.
Já o descaminho ocorre quando as mercadorias são legais. Porém os impostos se encontram irregulares, podendo ter ocorrido sonegação ou não pagamento de um ou mais deles. Essa é a forma mais leve.
Atrelado a essas infrações, está a pirataria, que também é combatida pela Receita Federal. E, por fim, existe o combate ao tráfico. Seja ele de drogas, de arma ou, então, de animais e outras espécies.
Espécies essas que podem estar nas mais diferentes condições. Elas são muito visadas, por conta de nossa biodiversidade.
Como agendar CPF pela internet – para que são usados os impostos que eu pago?
Para diversos fins. Ou, apenas para um, a depender do seu ponto de vista. Isso se dá por conta da discussão da verdadeira utilidade e natureza dos tributos.
O pensamento mais clássico vem da premissa de que impostos sustentam o Estado. E o Estado confere lastro à moeda. E a moeda sustenta a economia. Que, por fim, gera impostos.
Por outro lado, existe o pensamento moderno que diz que o Estado se sustenta, diretamente, da produção de mais moeda. Sem, portanto, a necessidade de impostos. Apenas a necessidade de grande produção de moeda. Maior que a inflação, no caso.
Dessa maneira, a função dos impostos é retirar dinheiro de circulação. Assim, o restante da moeda terá um valor maior. Isso respeitando as relações com outra nações e com o seu próprio parque industrial.
Essa é uma discussão que, ainda, está em aberto. Assim como a destinação do dinheiro público e a forma de tributação de diversos bens e serviços.
Essas discussões estão na base da economia. Mostrando a natureza humana dessa ciência, que busca conciliar diferenças de todos os envolvidos, buscando o bem comum.
Como agendar CPF pela internet?
Chegando ao cerne da discussão, vamos mostrar como fazer o agendamento pela internet. A primeira coisa a se fazer é, em seu navegador, acessar o site da Receita Federal.
Lá, você pode procurar pela Inscrição CPF (nesse caso, estamos falando de sua 1ª via). De qualquer maneira, uma vez lá, basta preencher o formulário, com todas as suas informações básicas, como nome, endereço e data de nascimento.
Confira muito bem, antes de prosseguir, pois nenhuma dessas informações pode estar incorreta.
Como agendar CPF pela internet – 2ª via
A segunda via do CPF é um pouco diferente. Para começo de conversa, você precisa acessar a pagina em seu navegado. Lá, é possível solicitar a segunda via do documento.
A depender de sua situação, em relação à receita, você será redirecionado para uma ou outra página. Pode ser o Portal e-CAC, a Impressão Simplificada ou a Impressão Por Código de Atendimento.
De qualquer maneira, o atendimento é seguro e simplificado. E, em pouco tempo, você já terá o comprovante do seu CPF em mãos.
Por que o cartão de CPF não existe mais?
Quem é um pouco mais velho, deve se lembrar do cartão azul, onde consta o número do CPF. E, se você for um pouco mais cuidadoso, ainda o deve ter com você.
No entanto, esse cartão já não é mais impresso e entregue para novas solicitações. Ou solicitações de segunda via.
As razões para essa mudança são, basicamente, duas. A primeira é a constatação de uma redundância desnecessária.
Outros documentos já possuem o número do CPF. Como, por exemplo, a CNH e o RG, que todos possuem. Sendo assim, um novo cartão ocuparia mais espaço na carteira. Além de ser um custo a mais para a União.
Enfim, a outra razão é o fato desse ser um documento sem foto. Dessa maneira, ele não serve como documento de identidade, diferente dos já citados. Dessa maneira, não era possível andar, apenas, com o CPF, quando saísse.
- Como Desboquear o Cartão 99? - 15/01/2025
- 7 Dicas Para Atrair Mais Clientes e Ter Sucesso - 14/01/2025
- Telefone Ministério da Cidadania - 14/01/2025