28696d6bd9";Fundação Natura: Compromisso com a sustentabilidade

Fundação Natura: Compromisso com a sustentabilidade

Jacimar Roberto

Fundação Natura

A Fundação Natura aconteceu no ano de 1969, desde então, ela é movida pela paixão por cosméticos, relacionamentos, promoção contínua do bem-estar e desenvolvimento sustentável. O negócio se baseia no modelo de venda direta, que envolve atualmente mais de 1,6 milhão de consultoras Natura (CNs) no Brasil e em suas operações internacionais.

A Natura conta com aproximadamente 7 mil colaboradores no Brasil e nas Operações Internacionais (IOs), e tem parceria com mais de 5 mil fornecedores e terceirizados (empresas que fabricam produtos acabados em nome da Natura), além de 32 comunidades fornecedoras e 3.100 famílias, que extrair os ingredientes da sociobiodiversidade utilizados em nosso portfólio. Sua sede está localizada em Cajamar (SP), onde também possui três fábricas e seu Centro Global de Inovação, reconhecido como o maior laboratório de desenvolvimento de cosméticos da América Latina.

Complexo industrial

Em Benevides (Pará), a Natura possui uma fábrica de sabonetes, que no início de 2014 se mudou para o Ecoparque, complexo industrial liderado pela Natura. Isso lhes permitiu expandir a produção e atrair outras empresas interessadas no desenvolvimento de negócios sustentáveis. Benevides também abriga um centro de ciência e tecnologia da Natura. Em Manaus (AM), a empresa mantém o Nina (Centro de Inovação Natura Amazônia). As atividades da empresa na América Latina estão concentradas na Argentina (onde fica o escritório regional), Chile, Colômbia, México e Peru. Cada país possui um centro de distribuição que dá suporte à respectiva operação. A marca também comercializa seus produtos na Bolívia por meio de distribuidores locais.

Atuação na França

O modelo que se utiliza na França se tornou diferenciado, combinando venda de produtos com pesquisa em parceria com instituições de referência. Em 2013, A Natura inaugurou um novo centro de inovação em Nova York (Estados Unidos), pensado para impulsionar um processo de inovação cada vez mais global. O ano também marcou o primeiro aniversário da aquisição da Aesop, marca australiana focada no segmento de cosméticos premium, com produtos comercializados na Oceania, Ásia, Europa e América do Norte.

Fundação Natura

Fundação Natura: compromisso com a natureza

Mais do que contribuir com a sociedade com a adoção de práticas sustentáveis, queremos promover um crescente movimento de conscientização e busca de soluções para um futuro mais equilibrado e justo sob o ponto de vista social, econômico e ambiental. Fazer parte do movimento B Corp fortalece nossa crença de que sim, devemos buscar o lucro, que é a base de nossa atuação, mas não deve ser este o único propósito de nossa existência.

Por seu comportamento empresarial, pela qualidade de seus relacionamentos e pela qualidade de seus produtos e serviços, a Natura está fadada a se tornar uma marca internacional, identificada com a comunidade de pessoas comprometidas com a construção de um mundo melhor, baseado em melhores relacionamentos com consigo mesmos, com outras pessoas, com a natureza da qual fazem parte e com o todo. Para maiores informações sobre produtos e serviços, entre em contato com a a Natura pelo SAC.

Onde Reclamar 33

Antes de tudo, o ideal é entrar em contato com o SAC da empresa que vendeu o produto ou prestação de serviço. Geralmente isso é o suficiente para que o problema seja sanado. Caso isso não ocorra, busque atendimento com a ouvidoria da empresa, mas se mesmo assim não conseguir uma solução, sugerimos o Reclame Aqui ou o consumidor Gov conforme descrito abaixo.

Site Reclame Aqui

Saiba que, após ter ligado para o telefone da empresa, no site Reclame Aqui (RA), clientes insatisfeitos deixam reclamações sobre as mais diversas empresas. Logo depois, as empresas reclamadas verificam as queixas e buscam solucioná-las de forma rápida e eficiente. Em seguida, o reclamante avalia as soluções propostas pela empresa. Por fim, ele dá uma nota de 0 a 10 para a forma como tudo se resolvido.

Vale lembrar que, se o reclamante não gostar da solução apresentada pela empresa, ele pode fazer uma nova reclamação. Além disso, é bem provável que ele dê uma nota baixa para solução apresentada anteriormente.

WhatsApp do Reclame Aqui

Você pode ter certeza de que o novo recurso do WhatsApp é ao mesmo tempo seguro e rápido, graças ao Reclame AQUI. Esse recurso tem um adesivo de verificação verde ao lado do nome e da imagem e foi usado por você. Confira o número (11) 97062-2753.

Consumidor.gov.br

É possível falar diretamente com as empresas reclamadas, no site Consumidor.gov.br. Todas as empresas cadastradas no site se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Como funciona

Primeiramente, o consumidor verifica se a empresa que o lesou está cadastrada no site. Em seguida, ele registra a reclamação e espera a resposta da empresa, que não pode passar de 10 dias.

Após receber a resposta, o consumidor terá 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa. Nesse comentário, o reclamante deve explicar se a reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida. Logo depois, ele deve mostrar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Vale lembrar que, o Consumidor.gov.br não substitui o trabalho feito pelos Órgãos de Defesa do Consumidor. Aliás, para falar com qualquer um desses órgãos, é necessário acionar os seus respectivos canais de atendimento.

Por fim, se não for possível resolver o problema no Consumidor.gov.br, você deve acionar as Defensorias Públicas, PROCONS, Juizados Especiais Cíveis e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Dessa forma, você receberá boas orientações para brigar por seus direitos.