2ª via do boleto FIES passo a passo
2ª via do boleto FIES – Primeiramente, veja como ficar em dia com as obrigações do programa de financiamento estudantil
Criado originalmente em 1999, o Fies se tornou com o tempo o mais importante programa de financiamento do ensino superior no Brasil, pois por meio dessa iniciativa, milhões de estudantes conseguem obter acesso às mais importantes instituições particulares do país.
O fundo originalmente era operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, mas desde 2010 está sob a responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Atualmente, o programa do governo é conhecido como Novo Fies, pois traz diversas modificações e novidades para a concessão dos financiamentos, pagamentos e prazos de contrapartida. Enfim, explicamos abaixo tudo que você precisa saber: como emitir a 2ª via do boleto e como funciona o programa.
Conheça o Novo Fies
O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil bastante moderno, que separa o programa em diversas modalidades e possibilita uma taxa zero de juros para quem mais precisa, apresentando uma escala de financiamentos que se alterna de acordo com a renda familiar do candidato.
A nova versão do programa também traz melhorias na administração do fundo, pois garante a sustentabilidade financeira da iniciativa e viabilizando um acesso ainda maior ao ensino superior.
Além disso, o Fies tem como pilares a ampliação do acesso à educação superior, maior transparência para estudantes e para a sociedade e melhoria na sustentabilidade e governança do Fundo.
Fies em 2021
O processo do Fies 2021, aconteceu nos dois primeiros meses do ano. Pois o programa também autorizou a realização da complementação de inscrições postergadas, para o primeiro semestre do ano. A etapa ocorreu entre 11 e 13 de janeiro de 2021.
Entre 26 e 29 de janeiro do mesmo ano, o programa do Governo Federal abriu as inscrições para estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante 2020.
Por fim, os resultados da seleção foram divulgados em 3 de fevereiro. As pré-inscrições dos selecionados nas faculdades ocorreram em 5 de fevereiro.
Como tirar a 2ª via do boleto Fies?
Uma das dúvidas mais prevalentes entre os estudantes beneficiados pelo Fies é como emitir a 2ª via do boleto FIES. Além disso, vale lembrar que o Fies funciona como um empréstimo, cuja dívida só começa a ser efetivamente cobrada após a formatura.
O processo de emissão da 2ª via do Fies é fácil, rápido e pode ser feito completamente de forma digital. Veja o passo a passo abaixo:
- No site;
- Informe seu CPF ou número de contrato;
- Preencha a data de nascimento;
- Digite o código verificador e clique em “iniciar operação”.
Você será redirecionado à página inicial do Fies, na qual estarão contidas as opções “Renegociação” e “Contrato Fies”. Para emitir a segunda via boleto Fies, basta escolher “Contrato Fies” e clicar na área “boletos em aberto”, no canto inferior direito da tela.
Com o clique, todos os boletos abertos aparecem, e você deve escolher a parcela desejada e clicar em “emitir o seu boleto Fies”. Você pode baixar o arquivo no formato PDF e pagar em aplicativos ou instituições bancárias.
Também é possível solicitar a emissão da 2ª via do boleto Fies pelo telefone 0800 726 8068, na Central de Atendimento Fies.
Instituição de ensino e curso
Centenas de instituições aceitam o programa FIES como forma de financiamento do valor do seu curso, inclusive a Universidade Estácio de Sá e a UNINOVE. O que pode variar entre as instituições é o número de vezes que você poderá financiar o seu curso.
Por fim, um dos fatores que influencia nisso é a diferenciação entre os cursos. Dependendo do curso escolhido, os valores de financiamento podem variar também. Para maiores esclarecimentos, ligue para o SAC da Estácio ou para o SAC UNINOVE e solicite informações.
- Carta de Crédito: Como Funciona? Entenda Todos os Detalhes! - 24/11/2024
- Telefone Detran AP: SAC, Chat, E-mail, WhatsApp, Ouvioria - 24/11/2024
- Cartão Casas Bahia - 23/11/2024